Pages

Copyright Body Count. Tecnologia do Blogger.

ARQUIVOS DO BLOG

Arquivos do Blog

sábado, 1 de dezembro de 2012


Governo iniciou operação em favelas e diverge sobre apoio da União.
Desde o início do ano, 88 policiais foram mortos.


Desde o começo do ano, 88 policiais militares foram assassinados em São Paulo. Ao longo do ano, o governo do estado também registrou aumento no índice de crimes contra a vida (homicídios dolosos e latrocínios), conforme balanços da Secretaria da Segurança Pública.
O Ministério Público apura se policiais militares estão envolvidos em mortes: há suspeitas de que agentes da lei descontentes com as mortes dos colegas formaram grupos de extermínio e milícias para revidar os ataques contra criminosos.
Confira abaixo os principais fatos da onda de criminalidade no estado:
Seis homens morreram após uma troca de tiros com policiais militares das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) no estacionamento de um bar na Penha, Zona Leste de São Paulo. Segundo a PM, 14 pessoas supostamente ligadas a uma quadrilha que atua nos presí (Foto: Reprodução/TV Globo)Ação da Rota é considerada marco na crise
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Seis mortos na Penha
Em 29 de maio, seis homens foram mortos por policiais das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) no estacionamento de um bar na Penha. Testemunha diz que um suspeito foi preso no local e executado na Rodovia Ayrton Sennna. Há registros de mortes de PMs antes desta data, mas os ataques se intensificaram após a ocorrência. Leia a reportagem.
Execuções de PMs se intensificam
No fim de junho, a capital paulista registrou oassassinato de três policiais militares e o ataque contra duas bases da PM. No dia 22, PM divulga balanço em que aponta a morte de38 policiais em horário de folga desde o início do ano. Um dia depois, o governador GeraldoAlckmin diz que ataques podem ser retaliação ao trabalho da PM.
A polícia está trabalhando sem parar. Então, tem retaliação."
Geraldo Alckmin, em 23 de junho
Ônibus viram alvos
Ainda em junho, a Polícia Militar passa a usar carros da corporação sem identificação para escoltar ônibus na cidade de São Paulo, em uma tentativa de conter os ataques aos veículos. Leia reportagem.
Nove mortos pela Rota
Em 11 de setembro, nove suspeitos morreram em ação da Rota em Várzea Paulista, a 50 km da capital. Polícia diz ter recebido denúncia de que no local ocorria um "tribunal do crime" para julgar um acusado de estupro. Leia reportagem.
Alta de homicídios
Ao menos oito policiais militares foram mortos no mês de setembro, em ataques com características semelhantes aos ocorridos em meses anteriores. Um balanço divulgado em outubro apontou alta significativa nos índices dos chamados crimes contra a vida em setembro em comparação com o mês de agosto, de acordo com as estatísticas divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Informativo da PM (Foto: Reprodução)Informativo da PM (Foto: Reprodução)
PM alerta: policiais são alvo potenciais
Em outubro, um informativo interno da Polícia Militar pede para seus comandados não reagirem a assaltos quando estiverem sozinhos. O boletim "Patrulheiro" informa que o policial é “um alvo em potencial, mesmo de folga” e, por isso, precisa tomar medidas de segurança. Leia reportagem.
Reforço nas ruas
Alckmin (PSDB) decide colocar mais 5 mil policiais militares nas ruas no Estado de São Paulo, com prioridade para a região metropolitana e para a Baixada Santista. O anúncio da chamada Operação Saturação acontece após uma série de assassinatos nessas regiões do Estado, sendo três policiais militares. Leia reportagem.
Não tem toque de recolher em lugar algum. São pessoas mal intencionadas, ainda mais no período eleitoral"
Antônio Ferreira Pinto,
secretário da Segurança Pública
Boatos: governo nega toque de recolher
Uma onda de boatos sobre toques de recolher é registrada nas redes sociais. As informações são desmentidas pelo secretário de Segurança Pública, que diz acreditar que as supostas mensagens devem cessar com o fim do período eleitoral. Leia reportagem.
SP e União divergem sobre ajuda
O ministro da Justiça e o secretário de Segurança trocaram críticas sobre oferta de apoio. O estado nega ter recebido proposta e  governo diz que ofereceu inteligência.Especialistas criticam disputa.
Operações em favelas
Em 29 de outubro, PM implanta a Operação Saturação na Favela de Paraisópolis, Zona Sul de São Paulo. A ação conta com mais de 500 policiais militares a fim de reduzir furtos e roubos na região, apreender armas e drogas e desmobilizar pontos de tráfico na região. Nos dias seguintes, ações semelhantes foram deflagradas na Favela São Remo e em Campo Limpo. 
Fonte: G1.globo.com em 01/11/2012.

0 comentários:

Postar um comentário

Site search